Health Analytics: tome decisões baseadas em dados reais

 

Recentemente, a pesquisa CEO Survey PWC apontou que 76% dos CEOs de saúde no Brasil pretendem investir em Inteligência Artificial (IA) e Health Analytics até 2024. A revelação foi feita pelo portal Saúde Business.

Ainda segundo a publicação, até o ano de 2027, estima-se que aproximadamente 70% das instituições de saúde utilizarão a tecnologia. O objetivo é aprimorar a qualidade do atendimento aos pacientes, elevar a precisão dos diagnósticos, diminuir os gastos e otimizar o funcionamento dos sistemas.

Muito tem se falado sobre o assunto, mas você sabe o que é Health Analytics? Prossiga a leitura e saiba como as novas tecnologias contribuem para a tomada de decisões baseadas em dados na saúde.

A importância da análise de dados na saúde

Health Analytics combina tecnologia da informação com a ciência da saúde para coletar, processar e interpretar dados. Desempenha um papel fundamental na gestão da saúde, oferecendo informações críticas para melhorar a qualidade dos cuidados médicos e a eficiência dos sistemas.

Podemos utilizar modelos de IA tanto para apoio ao atendimento assistencial, ajudando os profissionais de saúde na prática clínica, como também em atividades administrativas, no campo da gestão, que utiliza uma série de dados para definição de estratégias de saúde populacional.

A identificação de padrões e tendências de doenças, melhora a tomada de decisões ao fornecer informações baseadas em evidências. Também é valiosa na gestão de recursos, otimizando o uso de pessoal e equipamentos, assim como na redução do tempo gasto em atividades burocráticas e administrativas.

Lembramos que a era digital revolucionou a forma como consumimos informações e serviços, e a saúde não ficou imune a essas transformações. O uso de dispositivos móveis, registros eletrônicos de saúde e aplicativos de monitoramento de saúde tornou-se ubíquo.

Essa digitalização gera enormes volumes de dados, que podem ser explorados para melhorar a saúde. Por exemplo, a Internet das Coisas (IoT) permite o monitoramento remoto de pacientes, enquanto a inteligência artificial auxilia na análise das informações.

Inovação na saúde com a tecnologia Health Analytics

A inovação na saúde impulsionada pela tecnologia Health Analytics tem revolucionado a forma como a assistência médica é prestada. Ao utilizar dados em larga escala, ela oferece insights valiosos para melhorar a eficácia do sistema de saúde.

Primeiramente, o Health Analytics possibilita a personalização do atendimento, permitindo tratamentos mais adaptados às necessidades individuais dos pacientes. Isso leva a resultados mais eficazes, reduzindo efeitos colaterais e custos. 

Além disso, a análise de dados contribui para a melhoria de processos de monitoramento, otimizando a jornada dos pacientes e o gerenciamento de recursos.

Da análise à ação: tomando decisões com base em dados

Em nossa era digital, geramos dados de forma constante, e dentro desse vasto conjunto de informações reside a oportunidade de análises que impulsionam decisões mais inteligentes e eficazes. 

Por meio de dados, podemos desenvolver planos de ação mais inteligentes e assertivos, proporcionando ganhos tangíveis e resultados notáveis. 

Essa abordagem orientada por dados é uma forma poderosa de otimizar o desempenho empresarial e a qualidade dos cuidados de saúde. Assim, abre-se caminho para um futuro mais eficiente e eficaz em ambas as esferas.

Quais são os benefícios do Health Analytics?

Os benefícios do Health Analytics são diversos. Listamos alguns dos principais deles. Confira:

Análise de dados

O Health Analytics permite a análise aprofundada de dados de saúde, identificando tendências, padrões e insights valiosos. Isso contribui para melhorar os cuidados médicos e a gestão do sistema de saúde.

Dados em tempo real

A capacidade de acesso a dados em tempo real significa que profissionais de saúde podem tomar decisões mais ágeis e informadas.

Em situações críticas, por exemplo, isso resulta em tratamentos mais eficazes para os pacientes.

Transparência nas informações

Ao tornar as informações de saúde mais acessíveis e transparentes, o Health Analytics promove a confiança entre pacientes e profissionais de saúde. 

Ou seja, a transparência contribui para uma comunicação aberta e informada entre médico e paciente, permitindo que o paciente seja cada vez mais responsável por sua saúde.

Foco no paciente

Com análises personalizadas, o Health Analytics permite que os tratamentos sejam adaptados às necessidades individuais dos pacientes. De tal maneira, a qualidade da assistência médica e a satisfação do paciente são garantidas.

Alcance de resultados

A análise de dados em saúde ajuda a identificar áreas de melhoria nos processos clínicos e administrativos.

Resulta-se, portanto, em melhorias na eficiência, redução de custos e alcance de resultados mais positivos tanto para pacientes quanto para instituições de saúde.

Como a Funcional Health Tech pode ser uma aliada nas tomadas de decisões?

A Funcional Health Tech desempenha um papel fundamental como aliada nas tomadas de decisões na área da saúde, aproveitando a solução de Health Analytics que oferece. 

Ao transformar dados em insights valiosos, a Funcional permite que instituições de saúde e demais empresas do setor suplementar tomem decisões mais informadas e estratégicas. 

Essa abordagem facilita a organização, a integração e a comparação de dados. Tudo isso impulsiona a visão da gestão de negócios na saúde.

A solução completa em analytics da Funcional utiliza tecnologia de ponta e alta performance de navegação e processamento. Além do mais, garante a segurança dos dados com certificação Bureau Veritas. 

A equipe de especialistas em saúde suplementar da Funcional trabalha em conjunto com um amplo benchmark de dados. Você poderá, fazer facilmente a avaliação global de carteiras, identificação de mapeamento de risco populacional e avaliação de prestadores.

Ter informações é fundamental, saber conectá-las é transformador. Invista em Health Analytics e garanta toda a segurança, a robustez e a expertise da Funcional para o seu negócio. 

Quer saber mais sobre as nossas soluções? É só entrar em contato conosco e conversar com um de nossos especialistas. Estamos à disposição!

Se você gostaria de conhecer mais sobre nossas soluções ou quer ser um parceiro de negócio, envie seus dados.
Entraremos em contato em breve

 
Ao preencher e enviar as informações acima, você autoriza o armazenamento dos dados indicados e concorda em receber contato direto da Funcional.