post pbm

{ O desafio da adesão ao tratamento medicamentoso:
Como o PBM pode impactar positivamente a jornada do paciente
 }

 

A baixa adesão ao tratamento medicamentoso por parte de pacientes portadores de doenças crônicas é um dos principais desafios da área da saúde no Brasil.

Esse tipo de enfermidade apresenta um índice alto de mortes no país e no mundo, gerando maior impacto entre as pessoas com baixa renda, por terem maior exposição aos fatores de risco, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). 

Segundo o MS, para realizar a abordagem de adesão e dos casos de abandono do tratamento, é necessário levar em consideração a realidade do paciente, como especificidades da doença e aspectos éticos que são importantes. 

Afinal, existem algumas questões de diferentes naturezas que impactam diretamente o tratamento, alguns desses fatores são: socioeconômicos e culturais, falta de acesso aos medicamentos, psicológicos e/ou relacionados à falta de acompanhamento e orientação. 


Por que é importante a adesão ao tratamento medicamentoso?

Algumas condições de saúde são muito graves, exigindo maior atenção e cuidado por parte dos pacientes, e nesses casos, a negligência pode gerar consequências ainda mais sérias.

O resultado do abandono ao tratamento, na maioria das vezes, é o aumento do problema e a piora do prognóstico das pessoas que têm doenças crônicas, o que acaba gerando maiores complicações.  Sendo assim, é importante que o tratamento medicamentoso ocorra de forma mais rigorosa para que não aconteça o descontrole da condição de saúde.

Além disso, seguir corretamente o tratamento gera economia para o enfermo, pois não tendo novos problemas de saúde não há maiores gastos, afinal, muitas vezes o paciente deixa de seguir o tratamento por não ter plano de saúde e/ou não poder comprar os medicamentos prescritos corretamente. 

Um dos maiores exemplos de tratamento medicamentoso para doença crônica é o diagnóstico de Diabetes, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, quando o paciente não está devidamente informado sobre essa doença e ciente que precisa seguir o tratamento de forma rigorosa, o fato do médico entregar a receita não é suficiente para que o paciente siga o tratamento de forma correta. 

Por isso, é necessário analisar os diferentes cenários e compreender como podemos ajudar os pacientes a manter o tratamento medicamentoso de acordo com a realidade de cada um, e  assim, conseguiremos aumentar a efetividade do tratamento.


Entenda como o PBM melhora o acesso e incentiva a adesão ao tratamento. 

A medida mais impactante na melhora da resposta da saúde dos pacientes crônicos é manter o tratamento de forma correta, para isso, é necessário facilitar o acesso ao medicamento e incentivar a continuação do tratamento. 

Pensando em solucionar esses problemas relativos ao tratamento continuado, o Programa de Benefício em Medicamentos (PBM) pode ser utilizado como uma ferramenta para facilitar o acesso do público que possui baixa renda, oferecendo preços acessíveis ao paciente com o controle da indústria. 


O PBM da Funcional permite uma atuação estratégica para a indústria. 

O Programa de Benefícios de Medicamentos oferece uma solução que integra a cadeia de abastecimento da indústria farmacêutica aos Pontos de Venda (PDVs), gestão do ressarcimento, controle de regras de desconto e análise de dados.

Assim, o PBM está sendo uma das principais ferramentas para a estratégia de comercialização, gerando o crescimento das vendas e, por consequência, o aumento do faturamento das indústrias farmacêuticas. 

Algumas das vantagens de ter o Programa de Benefícios de Medicamentos são: 


Aumento da adesão ao tratamento. 

Por meio do programa, a indústria farmacêutica consegue oferecer os medicamentos com preços mais acessíveis, mantendo a rentabilidade do produto, possibilitando que o PDV ofereça maiores descontos, conquiste a fidelidade do cliente da loja e gere o aumento da adesão ao tratamento por parte dos pacientes. 


Atuar em preço de forma rápida e alcançar resultados comerciais.

Utilizando o PBM, a indústria consegue tomar a melhor decisão sobre preço de forma rápida, pois é possível analisar o mercado e oferecer um valor mais competitivo, além disso,  é possível ter resultados comerciais positivos no lançamento de produtos da indústria farmacêutica. 


Adquirir informações sobre a jornada do tratamento para tomada de decisões.

Através do PBM, é possível conhecer e mapear a jornada do paciente, adquirindo informações importantes geradas por diversas análises e relatórios, ajudando assim a indústria a tomar as melhores decisões estratégicas para os seus produtos. 


Possibilita a atuação da indústria com o paciente, principalmente, através de uma régua de relacionamento. 

A indústria consegue estabelecer relacionamentos mais próximos que agregam valor à  jornada do paciente, incentivando uma melhor adesão e impactando positivamente a saúde dos mesmos.


Descubra todas as vantagens da solução do PBM da Funcional. 

A Funcional é uma empresa que possui muita experiência e elevada expertise operacional, com um grande time especializado em Programa de Benefício de Medicamentos.

As principais vantagens competitivas da Funcional são: 

​​​
Excelência operacional.

Requisitos operacionais completos: sistema autorizador, rede credenciada de mais de 40 mil PDVs, fluxos para ressarcimento e reposição, segurança, disponibilidade, estrutura sistêmica e LGPD compliance.


Diferenciais sistêmicos.

Motor de regras (fácil, customizável), régua de relacionamento (criação de jornadas, clusterização de comunicação) e as inovações na experiência de compra física e digital (ações com as principais Redes).


Flexibilidade, customização e atuação consultiva.

Para a Funcional, é importante estar sempre perto dos clientes e trabalhar de forma flexível e consultiva, ajudando as indústrias nos seus desafios, co-criando soluções personalizadas e validadas por muitas experiências com programas desse tipo. 


Inovação.

A Funcional sempre busca inovar, evoluindo seus serviços de forma contínua.


Visão Data Driven.

Construção de uma visão cada vez mais data driven, a cada dia o uso do dado é ampliado 
para orientar tomadas de decisões e correção de rumo.


Jornada Digital.

Construção de régua de relacionamento customizada com a estratégia da indústria para impulsionar resultados através de clusterização do momento do paciente.


Insights para gestão estratégica do produto.

Informação do comportamento de compra do medicamento, oferecendo insights para a condução da estratégia de produto (preço, regionalização e perfil do público).


O PBM mais Funcional para as indústrias. 

Por meio da solução do PBM da Funcional, a indústria conseguirá ampliar a participação de mercado dos seus produtos, aumentando o acesso dos pacientes ao tratamento medicamentoso.
 

Saiba mais sobre o PBM da Funcional!
 

 

 

Se você gostaria de conhecer mais sobre nossas soluções ou quer ser um parceiro de negócio, envie seus dados.
Entraremos em contato em breve

 
Ao preencher e enviar as informações acima, você autoriza o armazenamento dos dados indicados e concorda em receber contato direto da Funcional.