Uso de dados pode ajudar o Brasil na conscientização e combate a diabetes; país é o 5° com maior incidência no mundo
Dados de vida real da Funcional Health Tech mostram adesão média de 45,5% no tratamento medicamentoso desta doença

São Paulo, novembro de 2023 - O Brasil é o 5º país com mais incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de adultos convivendo atualmente com a doença, ou cerca de 9,3% de sua população acima de 18 anos, segundo dados da Pesquisa VIGITEL de 2023. Um problema grave associado ao diabetes é a baixa adesão ao tratamento medicamentoso. Segundo dados de vida real da Funcional Health Tech, que há mais de 24 anos cria soluções para o ecossistema da saúde, a taxa média de adesão ao tratamento medicamentoso para diabetes no Brasil é de 45,5%, de pacientes acompanhados ao longo de um ano.

Para abordar esse problema, a Funcional desenvolveu um programa de ações customizadas que utiliza inteligência artificial para segmentação de pacientes, que visa incentivar o tratamento conforme diferentes comportamentos e prescrição médica.


A estimativa é de que 2 milhões de pessoas tenham sido impactadas positivamente pelo programa da Funcional no primeiro semestre de 2023. A solução possibilita ações que variam desde comunicação direta e customizada com cada grupo de pacientes a descontos e preços especiais, combos e delivery, apoiando em pontos como acesso ao tratamento e conveniência. Sua principal finalidade é incentivar pacientes com condições crônicas a zelar pelo próprio tratamento conforme prescrição médica, gerando uma visualização e contextualização de dados e incentivando pacientes na manutenção de tratamentos longos de condições crônicas como o diabete.

Ao utilizar sua base de dados com informações de aproximadamente 50 mil farmácias e 30 milhões de usuários, a Funcional busca encontrar explicações quanto à falta de adesão e continuidade ao tratamento medicamentoso, permitindo ações mais assertivas. Os dados também permitem traçar um paralelo entre a adesão ao tratamento e o perfil dos pacientes de acordo com a probabilidade de eles seguirem as orientações dos profissionais de saúde.


“Entender o risco dos pacientes não aderirem ao tratamento medicamentoso é fundamental para que possamos dar mais condições de saúde e melhor qualidade de vida às pessoas que sofrem de doenças crônicas”, diz Alexandre Vieira, executivo-chefe de Analytics e Medicina da Funcional Health Tech. Segundo o especialista, a chance desse paciente que não toma corretamente o medicamento ter um evento grave ou uma complicação do seu quadro de saúde é muito maior.


“Poder transformar dados em ações traz benefícios para toda a cadeia de saúde. A indústria e o varejo conseguem ser mais efetivos em suas estratégias de negócios e o paciente ganha muito mais qualidade de vida e bem-estar, tendo estímulos que o levem a manter o tratamento, seja com condições especiais de preço ou qualquer outra condição que o apoie neste processo, como dicas e informações. Todo mundo ganha”, finaliza Vieira.


Até 2050, o mundo pode ter 1,3 bilhão de pessoas com diabetes, segundo estudo publicado do The Lancet Diabetes and Endocrinology. A adoção de hábitos saudáveis de alimentação e a prática regular de atividades físicas são as principais medidas que previnem e controlam a doença.


Sobre a Funcional Health Tech

A Funcional Health Tech, pioneira e líder em programas de acesso e adesão e em data driven care no Brasil, desenvolve soluções exclusivas para indústria farmacêutica, varejo farmacêutico, operadoras e corretoras de saúde, além de benefícios corporativos para RHs e empresas. Hoje, a healthtech impacta cerca de 13 milhões de vidas por mês, tem mais de 50 mil farmácias parceiras no Brasil, que realizam mais de 19 milhões de transações por ano.


Contatos para a imprensa - PinePR

Felipe Pessoa |
felipe.pessoa@pinepr.com I (21) 98068-7133
Stephanie Rodrigues |
stephanie.rodrigues@pinepr.com I (11) 95249-6520

Emeline Domingues |
emeline.domingues@pinepr.com | (11) 96488-5548
Mariah Freitas |
mariah@pinepr.com | (11) 99273-8858

Se você gostaria de conhecer mais sobre nossas soluções ou quer ser um parceiro de negócio, envie seus dados.
Entraremos em contato em breve

 
Ao preencher e enviar as informações acima, você autoriza o armazenamento dos dados indicados e concorda em receber contato direto da Funcional.