Mundo BANI e a Saúde Mental: como a IBM está atuando para promover mais saúde mental para os colaboradores dentro do novo cenário mundial

Por Taís Casagrande, Gerente de Farmacoeconomia da Funcional Health Tech

 

A globalização e a evolução acelerada da tecnologia trouxeram um cenário de mudanças veloz no estilo de vida das pessoas. Isso associado aos desafios socioeconômicos no mundo atual tem contribuído para um aumento nas taxas de ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.

O que era denominado ‘Mundo VUCA”, (Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity), termo originado no contexto militar para descrever ambientes de combate incertos e voláteis, que foi adotado para também descrever o ambiente de negócios e a sociedade em geral (conceitos densos para o cotidiano), agora já ficou antiquado e foi sobreposto pelo “Mundo BANI” (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible). Este descritivo vai na contramão dos padrões mentais conhecidos e confortáveis a mente humana: a previsibilidade e sensação de controle que ela promove.


Neste contexto, como então fica a saúde mental das pessoas? Segundo a Organização Mundial da Saúde, a pandemia de COVID-19 nos deixou um legado incremental de 25% da população mundial com ansiedade e depressão. Além disso, o suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade. Por fim, pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral.


Com isto, no Brasil, assim como no mundo, a saúde mental tem ganhado destaque nas discussões públicas e políticas, e vem se tornando foco de atenção de forma crescente no âmbito de saúde em geral. Alguns dos principais desafios enfrentados no país incluem o estigma associado aos transtornos mentais, a necessidade de maior conscientização sobre a importância do autocuidado emocional, a carência de profissionais especializados e a dificuldade de acesso a serviços e tratamento medicamentoso relacionados a saúde mental.


Programas de desconto de laboratório e programas corporativos de benefício medicamento (Benefício Farmácia), são meios de facilitar o acesso ao medicamento para o paciente. De acordo com dados da Funcional Health tech, após o reajuste anual de medicamento de 2023, o tratamento com psicoativos (para saúde mental), custa em média R$ R$ 131,06 por mês. Tendo em vista o salário-mínimo vigente, o valor representaria 10% do salário de uma pessoa.


Ter na carteira de benefícios o Benefício Farmácia pode ser um diferencial para saúde dos colaborares e familiares, gerando um impacto positivo. Este ponto reflete diretamente na produtividade, reduz absenteísmo, além de que não só o tratamento medicamentoso mental, mas para qualquer outra condição clínica, reduz a probabilidade de agravos passiveis de internação hospitalar, o que traria consequências intangíveis a vida do colaborador.


A IBM Brasil, parceira da Funcional Health Tech, acredita que investir em cuidados com a saúde mental no trabalho é um passo importante para proporcionar um ambiente organizacional seguro e saudável. Para isso, a “Big Blue” oferece programas e ações focadas em comunicação, segurança e incentivo do autocuidado, visando o bem-estar de toda sua comunidade interna.


Dentre os recursos oferecidos pela IBM, está o Benefício Farmácia da Funcional. Ele funciona como uma extensão do plano de saúde, facilitando o acesso e a adesão ao tratamento medicamentoso por meio de subsídio de itens prescritos e descontos na farmácia. O Benefício Farmárcia faz parte de uma cultura de saúde e bem-estar, sendo uma fase complementar do cuidado que impacta diretamente na vida dos colaboradores.


Além disso, a IBM promove pausas e momentos de desconexão, flexibilidade de horários, cultura de feedback, sessões de alongamento on-line, oferta de consultas, suporte com psicólogos e psiquiatras e medicamentos — que estão acima do padrão do mercado. Outro recurso oferecido é o programa de apoio ao colaborador e seus dependentes em 5 dimensões: saúde financeira, física, mental e social e propósito.


Ela ainda oferta regularmente ações de conscientização com palestras e treinamentos on-line, alinhados ao propósito da empresa, com o objetivo de que mais pessoas se tornem aliadas da saúde mental. Isso aumenta o conhecimento sobre o tema e ajudando a proporcionar um ambiente de trabalho seguro.

Se você gostaria de conhecer mais sobre nossas soluções ou quer ser um parceiro de negócio, envie seus dados.
Entraremos em contato em breve

 
Ao preencher e enviar as informações acima, você autoriza o armazenamento dos dados indicados e concorda em receber contato direto da Funcional.