data driven

{ Como fazer estratégias melhores para gerentes de produto da indústria farmacêutica utilizando data driven }

Data Driven é uma ferramenta útil para garantir eficiência na indústria farmacêutica. Neste artigo, veremos como essa ferramenta favorece a eficiência.

Em um mercado cada vez mais competitivo e inovador, a tomada de decisões precisa ser data driven, ou seja, orientada por dados.

Na indústria farmacêutica, o apoio em dados torna-se ainda mais importante, considerando que eles se mostram necessários durante todo o ciclo de vida de um medicamento, garantindo um diferencial competitivo para a empresa.

Apesar da enorme importância de uma gestão orientada por dados, o fato é que a indústria farmacêutica enfrenta uma carência latente no que diz respeito a informações sobre a jornada do paciente na saúde suplementar, além de informações sobre o potencial de demanda de medicamentos e patologias.

Com isso, o gerente de produto do mercado farma que deseja alavancar o potencial da sua empresa precisa contar com o apoio de ferramentas que possuam profunda expertise em saúde e reúnam o que há de mais moderno em inteligência de dados.

O que é data driven?

O conceito de data driven é de extrema importância na indústria farmacêutica, mas afinal, o que é data driven e como essa metodologia funciona na prática?

Traduzido como “orientado a dados”, o termo data driven se refere a uma metodologia que baseia todos os seus processos no uso, interpretação e análise de dados, a qual se utiliza de ferramentas como Big Data, Inteligência Artificial e Machine Learning.

Dentro de uma empresa, a aplicação da metodologia garante que a tomada de decisões e o planejamento estratégico sejam baseados em dados.

Na prática, uma cultura data driven garante que os recursos da empresa sejam aproveitados ao máximo, diminuindo as chances de erros.

Em uma gestão orientada por dados, as equipes conseguem antecipar tendências, prevenir problemas e aproveitar oportunidades de mercado.

Qual a importância do uso de dados na tomada de decisão em gerenciamento de produto da indústria farmacêutica

Entre as oportunidades que a indústria farmacêutica pode aproveitar a partir do uso de dados estão a utilização do Real World Data, por meio do qual é possível desenvolver estratégias eficazes para aumentar as vendas. 

Além disso, os dados permitem calcular o potencial de mercado, considerando aspectos como demanda por UF e regiões, sexo, faixa etária, principais comorbidades e gasto médio em consultas, exames, internações e pronto-socorro. 

O sizing de mercado também é viabilizado, permitindo a avaliação do potencial de demanda para o lançamento de novos produtos. Ainda, os dados apoiam a negociação e padronização de medicamentos, viabilizando estratégias de acesso ao mercado. 

Por meio de análises regionais da saúde suplementar, é possível obter informações sobre elasticidade de preços, participação de mercado e consumo, fornecendo insights valiosos para o processo de tomada de decisão.

Diante dessas oportunidades, existem alguns obstáculos que podem dificultar a indústria farmacêutica de atender a essas demandas, como é o caso da carência de dados relacionados a dados demográficos, adesão a medicamentos e jornada do paciente.

Para contornar essa situação com eficácia, é importante que os gerentes de produto tenham acesso a soluções pensadas especificamente para o mercado de saúde e totalmente apoiadas em inteligência de dados.

É o caso da plataforma Web Pharma Analytics, que fornece dados relevantes sobre o mercado suplementar de saúde e pode ser totalmente personalizada de acordo com as necessidades específicas de cada indústria.

Um dos grandes diferenciais da plataforma é oferecer as informações no conceito Real World Data com atualização em M-1, o que possibilita o desenvolvimento de medicamentos e ações estratégicas com mais efetividade.

Como coletar e analisar dados relevantes para o gerenciamento de produto

O mercado farmacêutico como um todo enfrenta um problema generalizado que é o de ter uma visão limitada sobre o setor de saúde suplementar.

Nesse sentido, sobram dados sobre a cadeia de varejo e distribuição, mas faltam informações detalhadas sobre o comportamento do paciente, além do potencial de demanda de medicamentos e patologias específicas.

Ao mesmo tempo, grande parte dos profissionais da indústria ainda encontra dificuldade em utilizar tecnologias relacionadas ao data driven, como IA e Machine Learning.

Nesse sentido, a plataforma Web Pharma Analytics visa suprir as lacunas descritas acima, uma vez que concentra “dados da vida real” da jornada completa do paciente na saúde suplementar.

Para facilitar o dia a dia dos profissionais envolvidos no gerenciamento de produto, a ferramenta oferece dashboards intuitivos e de fácil utilização por todos os perfis de colaboradores, garantindo que a coleta e análise de dados seja realmente eficaz.

Como implementar mudanças nas estratégias de produto baseadas em dados

As estratégias de produto orientadas por dados na indústria farmacêutica precisam mudar, mas por onde começar?

Para guiar a tomada de decisão e o planejamento estratégico nesses processos, uma gestão data driven é indispensável.

Informações baseadas em Real World Data, potencial de mercado para o lançamento de produtos e segmentação por patologias específicas são fundamentais nessas mudanças de estratégia, e todos estão disponíveis na plataforma Web Pharma Analytics.

Estratégias de data driven para a indústria farmacêutica

Tendo em vista a grande importância que a gestão data driven possui na indústria farmacêutica, de que maneiras os gestores de produtos poderiam se beneficiar ao atuarem de forma orientada por dados? Entre as estratégias possíveis para o mercado farma estão:

  • Pesquisar e desenvolver novos produtos;
  • Identificar lacunas de oferta ou situações de desabastecimento para uma melhor distribuição de medicamentos;
  • Obter insights para aumentar as vendas de medicamentos de acordo com Real World Data.

Conclusão

Independentemente da área de atuação, todas as empresas que almejam crescer e obter os melhores resultados precisam ser orientadas por dados. Na indústria farmacêutica, uma gestão data driven é ainda mais necessária, considerando a grande competitividade do setor.

Obter, cruzar e interpretar dados pode ser difícil, ainda mais considerando a falta de informações relevantes associada à jornada completa dos pacientes.

O fato de contar com informações precisas e detalhadas é o que possibilita à indústria farmacêutica aproveitar as oportunidades do setor.

Tenha em mãos informações valiosas sobre o mercado suplementar de saúde, com informações do tipo Real World e dashboards intuitivos, com a plataforma que reúne o que há de mais moderno em inteligência de mercado atrelada à saúde.

Entre em contato com os especialistas da Funcional Health Tech e confira como o Pharma Analytics pode te ajudar a melhorar sua gestão de produtos.

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