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{ 5 estratégias de crescimento para farmácias independentes }


Segundo dados da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), o Brasil possui atualmente cerca de 89 mil farmácias, em sua maioria farmácias independentes ou redes associativistas. Essas farmácias independentes ou redes menores precisam de estratégias de crescimento, já que, embora as grandes redes e drogarias representem apenas 9% desse total, elas concentram por volta de 45% do faturamento do varejo, segundo dados da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP).
 

Diante desse cenário, e com as recentes aquisições e expansão das grandes redes, até mesmo para cidades menores e bairros mais afastados, as farmácias independentes precisam repensar seu modelo de gestão para que possam manter a sustentabilidade e a viabilidade do negócio.
 

Confira as 5 estratégias de crescimento para farmácias independentes que podem ser adotadas para manter a competitividade no cenário atual:


1- Profissionalização da gestão financeira
 

Quem faz a gestão financeira da empresa? Como faz? A pessoa possui qualificação para fazer? A gestão é familiar ou profissional? Para quem não tem uma gestão profissional na área financeira, é essencial que procure uma forma de inseri-la no planejamento estratégico. O SEBRAE, por exemplo, oferece consultoria para pequenos empresários, além de cursos online e gratuitos para promover o conhecimento a respeito do tema.
 

2- Estoque em dia


Nada mais desagradável do que perder uma venda por falta de produto. Espaço, volume de vendas e fluxo de caixa podem impactar na falta de produto e, consequentemente, influenciar na lucratividade. Para melhorar a gestão do estoque, a recomendação é procurar empresas especializadas que ofereçam softwares adequados a esta finalidade.
 

3- Apostar, inovar e misturar
 

A aposta em produtos de higiene e beleza é uma estratégia importante para aumentar o volume de vendas. Quanto mais variado o mix, melhor! A ideia é inovar, oferecendo marcas e produtos diferentes, que o consumidor não esperaria encontrar na farmácia. Suplementos e produtos para dietas também podem fazer parte do mix.
 

4- Marketing de relacionamento
 

Estamos na era do relacionamento. O sucesso do negócio não depende somente da venda como simples transação comercial. Além de ser bem tratado, se sentir único e importante, o cliente deseja ser informado sobre promoções, novos produtos, horários de funcionamento. Assim, nada melhor que as redes sociais para criar e fortalecer o relacionamento com os clientes, servindo como um canal de rápido e fácil acesso. Implantar um sistema digital para cadastrar os clientes também é importante para o desenvolvimento de ações que fidelizam o consumidor.

 

5- Cuide bem da sua equipe
 

Apesar das transformações que a tecnologia trouxe para os negócios e para a sociedade, a gestão de pessoas continua sendo um dos maiores desafios nas empresas. As novas gerações, como os millenials, exigem uma gestão diferenciada para permanecerem no emprego. Procure cursos na área de recursos humanos, liderança e gestão de pessoas. Entenda melhor o que as novas gerações esperam da vida profissional e procure manter seus colaboradores satisfeitos com o trabalho. Um funcionário satisfeito, certamente proporcionará um melhor atendimento para o cliente.
Gostou das estratégias? Agora é colocar em prática!

 

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