Guia completo para estruturar a jornada do colaborador

 

Você já parou para pensar em como é estruturada a jornada do colaborador na sua empresa? Ter cuidados em relação a isso é essencial para promover um ambiente de trabalho mais positivo, produtivo e estimulante.

O professor e pesquisador Zildomar Oliveira de Souza, em suas obras, explica que a jornada do colaborador está intrinsecamente relacionada com o endomarketing. 

Ou seja, ela faz parte de uma ação estratégica de marketing interno, voltada para melhorar a comunicação, a motivação e o engajamento dos trabalhadores.

Dada a relevância do tema, preparamos este guia completo para estruturar a jornada do colaborador na sua empresa. Fique com a gente e confira, a seguir!

Entendendo a jornada do colaborador

Podemos definir a jornada do colaborador como a totalidade das interações entre um funcionário e a empresa. Ela se inicia no momento em que o profissional se candidata a uma vaga de trabalho e vai até o seu desligamento. 

O mapa dessa jornada é um conjunto de ações alinhadas aos objetivos do negócio, guiando o RH para proporcionar a melhor experiência e executar a estratégia. Isso envolve integrar equipes, adaptar a cultura corporativa, aumentar a produtividade e reter talentos. 

O acompanhamento próximo pelo RH, com conhecimento das metas estratégicas da empresa, é essencial para garantir o engajamento e o cumprimento das metas ao longo de toda a trajetória do colaborador.

Benefícios ao estruturar a jornada do colaborador

Estruturar a jornada do colaborador traz diversos benefícios para as empresas. Entre eles, destacamos os seguintes:

Aumento do engajamento

Uma jornada bem planejada e acompanhada aumenta o envolvimento dos funcionários com a empresa. 

Isso ocorre porque eles se sentem valorizados e compreendem o papel deles na organização. 

Integração eficiente

A estruturação da jornada ajuda na integração de novos colaboradores à cultura organizacional da empresa.

Tal processo é essencial para que eles se adaptem rapidamente aos processos da organização, reduzindo o tempo de aprendizado e aumentando a eficiência desde o início.

Retenção de talentos

​​​​Ao criar uma experiência positiva e significativa para os colaboradores ao longo de sua jornada, a empresa melhora suas chances de reter talentos. 

Funcionários satisfeitos são menos propensos a deixar a empresa em busca de outras oportunidades.

Melhoria da produtividade

Uma jornada bem estruturada contribui para a melhora da produtividade das equipes.

Os trabalhadores que entendem claramente as suas responsabilidades e têm acesso a treinamentos adequados tendem a ser mais eficazes em suas funções.

Alinhamento estratégico

Ao mapear a jornada do colaborador de acordo com os objetivos da empresa, a gestão de recursos humanos garante que os funcionários estejam alinhados com a estratégia organizacional.

Dessa forma, o RH ajuda a empresa a alcançar os seus objetivos de negócios de maneira mais eficaz.

7 passos para uma jornada efetiva

Em seu livro “Jornada do colaborador: 7 passos para elevar a experiência do colaborador”, o designer de experiência Thiago Tadeu Castro Matos lista os 7 passos do percurso dos trabalhadores nas empresas.

Segundo o especialista, os 7 passos para uma jornada do colaborador efetiva são os seguintes:

1. Sou atraído

Nessa fase inicial, a empresa busca atrair talentos a partir de estratégias de recrutamento e marketing de empregadores. 

Os candidatos aprendem sobre a empresa, sua cultura e as oportunidades de trabalho disponíveis. 
O objetivo é gerar interesse e atrair indivíduos alinhados com a cultura e os valores da empresa.

2. Sou contratado

Após a seleção, os candidatos bem-sucedidos são formalmente contratados. Essa etapa envolve a assinatura de documentos, negociação de salários e benefícios, além da integração inicial. 

Os novos colaboradores fazem o onboarding, ou seja, recebem informações iniciais e treinamento básico para se ambientarem na organização.

3. Eu ingresso

Aqui, os colaboradores entram efetivamente na empresa. Eles são apresentados aos colegas, à equipe e ao ambiente de trabalho. 

Além disso, recebem informações detalhadas sobre políticas, procedimentos e a cultura organizacional da empresa.

4. Eu me engajo

O engajamento do funcionário é fomentado nessa fase por meio de atividades como mentorias, feedback contínuo e oportunidades de desenvolvimento. 

Os colaboradores começam a se sentir parte integrante da equipe e da organização, fortalecendo seu compromisso com os objetivos da empresa.

5. Eu performo

Com os colaboradores bem integrados e engajados, a fase de desempenho é onde eles executam suas funções conforme o esperado. 

O desempenho é avaliado regularmente, e o feedback construtivo é fornecido para melhorias contínuas.

6. Eu me desenvolvo

Nessa etapa, o desenvolvimento contínuo dos colaboradores é incentivado. A empresa oferece oportunidades de treinamento, crescimento profissional e promoções internas. 

Além disso, os funcionários são encorajados a adquirir novas habilidades e conhecimentos, contribuindo para seu crescimento e o da organização.

7. Eu saio

Por fim, se um colaborador decide sair da empresa, seja por aposentadoria, mudança de carreira ou outras razões, essa transição é gerenciada de maneira respeitosa. 
É realizada uma análise de saída para identificar lições aprendidas e áreas de melhoria. A empresa mantém um relacionamento positivo, seja para recontratação no futuro ou para referências profissionais.

Medindo o sucesso da jornada do colaborador

Medir o sucesso da jornada do colaborador é essencial para uma gestão eficaz de recursos humanos. A inclusão de indicadores-chave de desempenho (KPIs) permite avaliar o impacto gerado nos funcionários. 

Nesse contexto, soluções como o Funcional Multi se destacam ao oferecer uma abordagem abrangente. Isso se traduz em conceder aos colaboradores um maior poder de escolha ao compor o portfólio de benefícios da empresa, estritamente em conformidade com as normas legais brasileiras. 

As vantagens do Funcional Multi para o setor de Recursos Humanos são numerosas, incluindo:

  • Centralização na gestão de benefícios;
  • Personalização dos benefícios de acordo com as necessidades da equipe;
  • Aprimoramento da experiência do colaborador;
  • Benefício farmácia com descontos e apoio na aquisição de medicamentos, através da maior rede de farmácias credenciadas do país;
  • Acesso a informações em tempo real sobre a saúde dos colaboradores, possibilitando a personalização de programas de saúde e atendimento às necessidades individuais de cada funcionário. 

Com KPIs bem definidos, é possível quantificar o engajamento, a produtividade e a retenção de talentos. Garante-se, assim, que a jornada seja efetiva e contribua para o sucesso geral da organização.

A plataforma Funcional Multi fornece dados e insights sobre a saúde dos beneficiários, o que facilita o monitoramento e a gestão do bem-estar e da qualidade de vida na sua empresa. Isso contribui para promover uma experiência completa e enriquecedora para colaboradores e empregadores.

Funcional Multi: a sua parceira na geração de experiências positivas para os colaboradores

Como você pode perceber, o cuidado com os colaboradores é crucial, pois eles representam o maior ativo de uma empresa. 

O Funcional Multi, desempenha um papel central na contribuição para as organizações, assumindo a responsabilidade de facilitar experiências positivas para os colaboradores. 

Nossas soluções são direcionadas para a construção de uma jornada eficiente para os colaboradores, fundamentada na confiança e no compromisso. Isso promove uma sólida reputação para a marca empregadora.

A praticidade é garantida, pois consolidamos vários benefícios em um único cartão, com a bandeira Mastercard que é aceita em mais de 4 milhões de estabelecimentos no Brasil.

Nossa plataforma conta com um aplicativo intuitivo que permite o acompanhamento de todos os saldos em um único local, tornando a jornada e a usabilidade mais convenientes para os colaboradores. Além disso, estamos integrados com as principais carteiras digitais do mercado, oferecendo ainda mais comodidade aos beneficiários.

Destacamos ainda que o Funcional Multi se destaca como o único cartão que oferece descontos de até 65% em medicamentos em farmácias de todo o Brasil. Além disso, proporcionamos a possibilidade de cadastrar regras e personalizar o benefício farmácia de acordo com as necessidades específicas de cada equipe, incluindo a opção de subsidiar até 100% dos medicamentos de uso contínuo para seus colaboradores.

Quer saber mais sobre como funciona o nosso cartão multibenefícios? Então, acesse o nosso site e confira todas as informações sobre a solução! 

Se você gostaria de conhecer mais sobre nossas soluções ou quer ser um parceiro de negócio, envie seus dados.
Entraremos em contato em breve

 
Ao preencher e enviar as informações acima, você autoriza o armazenamento dos dados indicados e concorda em receber contato direto da Funcional.