Funcional Health Tech

 

{ Funcional Health Tech usa dados para incentivar 4 milhões de pacientes crônicos a aderirem tratamento

Solução, que utiliza Tableau para visualização de dados, incentiva pacientes na manutenção de tratamentos longos de condições como diabetes e hipertensão

A Funcional Health Tech, que há mais de 20 anos cria soluções inovadoras para o ecossistema da saúde, combinou sua expertise em tecnologia de dados, insights e saúde, com ferramentas da Tableau, uma das empresas líderes em análise e visualização de dados, para abordar um problema cada vez mais grave no segmento: a adesão ao tratamento medicamentoso.

CardA solução desenvolvida pela empresa, que utiliza Tableau para visualização e contextualização de dados, incentiva pacientes com condições crônicas a zelar pelo próprio tratamento, conforme indicação médica.  A estimativa é de que 4 milhões de pessoas tenham sido impactadas positivamente pelo programa da Funcional em 2022. 


Ao conectar sua vasta base de dados – são informações de aproximadamente 50 mil farmácias
 e 30 milhões de usuários, com os softwares da Tableau, a Funcional encontrou algumas explicações à falta de adesão e continuidade  ao tratamento medicamentoso.


Os dados também permitiram encontrar respostas: combinando informações como idade, sexo e geolocalização lado a lado, sem, contudo, identificar o paciente, a Funcional conseguiu estabelecer perfis dos pacientes de acordo com a probabilidade de eles seguirem as orientações dos profissionais de saúde.

“Entender o risco dos pacientes não aderirem ao tratamento medicamentoso é fundamental para que possamos dar mais condições de saúde e melhor qualidade de vida às pessoas que sofrem de doenças crônicas”, diz Alexandre Vieira, executivo-chefe de Analytics e Medicina da Funcional Health Tech. Segundo o especialista, a chance desse paciente que não toma corretamente o remédio ter um evento grave ou uma complicação do seu quadro de saúde e precisar de um atendimento de emergência é muito maior.


Entretanto, o acesso a dados da jornada de saúde do paciente, de maneira a conseguir traçar o perfil de adesão ao tratamento, é limitado e insuficiente para que a indústria farmacêutica consiga agir em prol do tratamento.
Hoje, cerca de 25% da população adulta brasileira é portadora de hipertensão arterial e 9% de diabetes, segundo dados da Pesquisa VIGITEL de 2021.


A Funcional Health Tech entrega soluções desenvolvidas utilizando o conceito data driven care, que significa cuidado de saúde baseado em dados. Por meio de uma ampla base de informações  de várias pontas do ecossistema de saúde e inteligência artificial, consegue transformar milhares de dados transacionais anonimizados em insights e ações efetivas para melhor produtividade do negócio e maior qualidade de vida do paciente.


"Conseguimos classificar o comportamento dos pacientes: os que compram os remédios regularmente, aqueles que compram a medicação de vez em quando e aqueles que raramente vão seguir o tratamento medicamentoso", conta Vieira. O algoritmo da Funcional consegue identificar o perfil do paciente (sem sua identificação pessoal) e o potencial de risco de abandono do tratamento depois de apenas uma compra na farmácia.


Por exemplo, caso uma pessoa precise tomar uma caixa de remédio para pressão alta por mês, ela será avisada – pode ser por SMS ou outro tipo de mensagem – de que a medicação está acabando e precisa ser reposta. A indústria ajuda oferecendo descontos e outros incentivos para que o paciente não fique sem o medicamento.


“Nesse aspecto, a Tableau é um pedaço importante da solução, pois permite traduzir os dados e entender a história que o paciente nos conta com seu comportamento e informações”, afirma Samuel Carlos, gerente de Data Analytics da Funcional Health Tech.


Os resultados são significativos. De acordo com a Funcional Health Tech, os pacientes em tratamento com medicamentos relacionados a diabetes apresentaram uma taxa média de adesão de 45,4%, quando acompanhados ao longo de um ano. No total, a solução é aplicada no tratamento de 12 doenças crônicas, entre elas hipertensão e colesterol alto.


As possibilidades de ações com o paciente são diversas, variando desde comunicação direta e customizada com cada grupo a descontos e preços especiais, combos e delivery, apoiando em pontos como acesso ao tratamento e conveniência.


“Poder transformar dados em ações traz benefícios para toda a cadeia. A indústria e o varejo conseguem ser mais efetivos em suas estratégias de negócios e o paciente ganha muito mais qualidade de vida e bem-estar. Todo mundo ganha”, finaliza Vieira.


Para o vice-presidente da Tableau na América Latina, Adriano Chemin, este caso é apenas um exemplo de como as tecnologias avançadas de análise e visualização de dados, complementadas com recursos como inteligência artificial e aprendizado de máquina, podem trazer benefícios às pessoas e organizações.


“A Tableau complementa a solução da Funcional Health Tech ao conferir inteligência, escala e velocidade no fluxo dos dados”, diz Chemin. 
“Isto otimiza a eficiência da solução, tornando a visualização de dados instantânea, permitindo entender o comportamento dos pacientes com mais agilidade. 

 

Sobre a Funcional Health Tech

A Funcional Health Tech, uma das maiores empresas de tecnologia para saúde e data driven care do Brasil, desenvolve soluções exclusivas para indústria farmacêutica, varejo farmacêutico, operadoras e corretoras de saúde, além de benefícios corporativos para o RH de empresas, com foco em garantir a melhor experiência do consumidor em sua jornada de saúde. Hoje, a healthtech impacta cerca de 13 milhões de vidas por mês, tem mais de 49 mil farmácias parceiras no Brasil, que realizam mais de 19 milhões de transações por ano.
 

Sobre a Tableau

A Tableau ajuda as pessoas a ver e compreender os dados. Como a plataforma de análise líder mundial, a Tableau oferece análises visuais com uma poderosa IA, gerenciamento de dados e colaboração. De indivíduos a organizações de todos os tamanhos, clientes em todo o mundo adoram usar as análises avançadas da Tableau para impulsionar decisões impactantes e baseadas em dados.

 

Se você gostaria de conhecer mais sobre nossas soluções ou quer ser um parceiro de negócio, envie seus dados.
Entraremos em contato em breve

 
Ao preencher e enviar as informações acima, você autoriza o armazenamento dos dados indicados e concorda em receber contato direto da Funcional.