{ Funcional Health Tech promove para seus clientes a redução de mais de R$860 milhões em reservas financeiras } 

Por meio de notas técnicas atuariais de provisão apresentadas à Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, gastos com reservas foram reduzidos em 70% no fechamento de 2022, considerando todos os clientes da healthtech
 

São Paulo, Abril de 2023 - A Funcional Health Tech, pioneira e líder em programas de acesso e adesão e em data driven care no Brasil, , soluciona uma das principais dores do mercado de operadoras de saúde que é a constituição de reservas financeiras,  por meio de tecnologias e metodologias que, no final do ano passado, reduziram 70% da necessidade de manutenção de ativos garantidores, uma diminuição de R$860 milhões, em toda a base atual de clientes da healthtech. Esse número é ainda muito maior se considerarmos clientes que contrataram pontualmente a consultoria da Funcional para desenvolvimento de suas metodologias.
 

Trata-se de uma questão relevante para o setor, que enfrenta um período desafiador desde o início da pandemia do coronavírus, que gerou muitas despesas para as empresas deste mercado e, segundo a Fenasaúde, segue instável em 2023.
 

Neste mercado, a maioria dos planos de saúde no Brasil funciona com preços pré-estabelecidos, de forma que a mensalidade dos seguros é definida antes da operadora saber o quanto o beneficiário irá gastar. O modelo é o que mais oferece riscos para as operadoras de planos de saúde, sendo que a ANS exige que as operadoras mantenham reservas financeiras - como a PIC e a PEONA - para cobrir eventuais insuficiências. PIC refere-se à provisão de insuficiência de contraprestação e PEONA é a provisão de eventos ocorridos e não avisados.
 

Para ambas as reservas financeiras existem regras contábeis de cálculo, determinadas pela ANS, bem como a possibilidade da operadora desenvolver ou adotar metodologias adequadas para medir a necessidade de provisão apropriada.
 

Desta forma, por meio da análise da experiência de mais de 100 operadoras atendidas, a Consultoria Atuarial da healthtech tem a capacidade de criar previsões e estipular - com risco mínimo - as reservas financeiras necessárias para cada caso, otimizando os custos das operadoras de planos de saúde, além de facilitar as tarefas dos líderes e gestores da área.
 

“Obtivemos resultados positivos com o uso das nossas metodologias e tecnologias, com foco em data analytics, que identificam oportunidades reais de melhoria em processos e de mensuração adequada dos riscos dessas operadoras. Um trabalho que é fruto da nossa capacidade técnica e da parceria próxima entre consultoria e planos de saúde”, finaliza Cristiane Giordano, CEO da Funcional Health Tech.
 

Sobre a Funcional Health Tech

A Funcional Health Tech, pioneira e líder em programas de acesso e adesão e em data driven care no Brasil, desenvolve soluções exclusivas para indústria farmacêutica, varejo farmacêutico, operadoras e corretoras de saúde, além de benefícios corporativos para o RH de empresas, com foco em garantir a melhor experiência do consumidor em sua jornada de saúde. Hoje, a healthtech impacta cerca de 13 milhões de vidas por mês, tem mais de 50 mil farmácias parceiras no Brasil, que realizam mais de 19 milhões de transações por ano.

Se você gostaria de conhecer mais sobre nossas soluções ou quer ser um parceiro de negócio, envie seus dados.
Entraremos em contato em breve

 
Ao preencher e enviar as informações acima, você autoriza o armazenamento dos dados indicados e concorda em receber contato direto da Funcional.